Home

 

 

 

 

João Mortágua
Dentro da Janela
CD Carimbo Porta-Jazz 2019

 

 

Depois do singular Axes de 2017, João Mortágua brinda-nos com outro disco excepcional, mesmo se menos arrojado na formação.

Quinteto de dois saxofones, guitarra, bateria e contrabaixo, «Dentro da Janela» recupera alguma pulsão eléctrica anterior, numa modernidade tocada pelo rock, que se revela também na energia que coloca nas composições. Não é um disco pop, não é um disco de canções; há muito de conceptual que é a sua marca, a forma como compõe e aborda as composições, como um todo, para aquele grupo de instrumentos e de músicos, daquela forma e não de outra, tornando até impraticável a sua reinterpretação.

Composição e improvisação fundidos de forma exemplar, sem complexos nem materiais proibidos, os dois saxofones e uma guitarra eléctrica endemoinhados, três solistas impulsionados por uma poderosa máquina rítmica, complementando-se de forma absoluta, de dentro para fora, de uma janela aberta para o futuro.

Músicos de excepção, Mortágua, José Pedro Coelho, Miguel Moreira, José Carlos Barbosa, José Marrucho, alegria modernidade e energia, não há fado nem tristeza na música de João Mortágua.

Qualquer disco de João Mortágua é sempre um sério candidato ao melhor do ano e este não é excepção.

 

João Mortágua (sa, ss)
José Pedro Coelho (st)
Miguel Moreira (g)
José Carlos Barbosa (b)
José Marrucho (bat)

 

 

(Este texto foi publicado no Jornal de Letras)